Ministérios

Planejamento redistribui Orçamento de 2023 para nova composição ministerial

A portaria, publicada nesta quinta-feira (16/2), faz a transposição dos recursos da Lei Orçamentária de 2023 (LOA-2023) para a nova configuração do governo federal, composto agora por 37 ministérios

Rafaela Gonçalves
postado em 16/02/2023 09:59
 (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Ministério do Planejamento e Orçamento publicou, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (16/2), uma portaria que faz a transposição dos recursos da Lei Orçamentária de 2023 (LOA-2023) para a nova configuração do governo federal, composta por 37 ministérios.

De acordo com a pasta, a minuta ajusta programações orçamentárias da LOA no valor de R$ 965 bilhões, inclusive no que se refere a emendas de comissão e de bancada estadual, para que os órgãos ou entidades que receberam as competências administrativas sejam os detentores das programações e respectivas dotações orçamentárias.

A alteração redistribui, por exemplo, o orçamento antes alocado para o Ministério da Economia, que foi desmembrado nos Ministérios da Fazenda, do Planejamento e Orçamento, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

"Esta portaria representa importante iniciativa do governo federal para ajustar o Orçamento Público aos desafios da atual gestão", disse o Ministério do Planejamento, em nota. Segundo a pasta, outros ajustes à programação orçamentária poderão ser realizados, buscando “melhor adequação do orçamento às competências de cada ministério".

O comunicado destaca ainda que as modificações não trarão prejuízo ao cumprimento dos limites para as despesas primárias nem à obtenção da meta de resultado primário fixada para o corrente exercício, por não alterar montante dessas despesas.

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade: 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE