Conjuntura

Fiesp pede revisão do STF sobre quebra de sentença definitiva no tributário

De acordo com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a decisão prejudica a previsibilidade jurídica, não contribuindo, assim, para a retomada da atividade econômica

Rafaela Gonçalves
postado em 15/02/2023 10:30 / atualizado em 15/02/2023 10:31
 (crédito: Julia Moraes/Fiesp/Divulgação)
(crédito: Julia Moraes/Fiesp/Divulgação)

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a revisão do entendimento sobre a anulação de sentenças definitivas — transitadas em julgado — em casos tributários.

Em nota, a Fiesp disse que, apesar de manifestar respeito ao Judiciário e suas decisões, expressa "inquietação quanto ao julgamento". De acordo com a entidade, prejudica a previsibilidade jurídica, não contribuindo, assim, à retomada da atividade econômica, dos empregos e da renda, com prejuízos também à arrecadação.

A revisão do entendimento do STF, segundo a entidade, resultaria no “bem da segurança jurídica, na solvência das empresas e na construção de um ambiente de negócios saudável”. “A irretroatividade tributária é garantia fundamental da Constituição brasileira e a Fiesp confia que o STF saberá conduzir sua correta aplicação”, afirmou a Federação.

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE