Os contribuintes terão um prazo maior para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023. Segundo o informe, divulgado pela Receita Federal nesta terça-feira (14/2), este ano os documentos poderão ser apresentados de 15 de março a 31 de maio. Normalmente, o prazo de entrega ia até o fim do mês de abril.
A alteração, de acordo com a Receita, tem por objetivo permitir que, desde o início do prazo de entrega, todos os contribuintes já possam usufruir da declaração pré-preenchida. Este modelo de declaração permite o preenchimento de quase todas as informações de forma automática.
Saiba Mais
- Economia Isenção do Imposto de Renda deve aumentar; plano já está com Lula
- Economia Mudança em meta de inflação causaria "perda de flexibilidade", diz Campos Neto
- Economia Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
- Economia Letícia Bartholo sobre revisão do Bolsa Família: 'Vai sair quem tiver de sair'
Segundo o supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, auditor fiscal José Carlos Fernandes da Fonseca, a declaração pré-preenchida proporciona menos erros e maior comodidade ao contribuinte. "Como a maioria das informações que serão disponibilizadas aos contribuintes na declaração pré-preenchida chegarão à Receita Federal no fim de fevereiro, há a necessidade de um prazo para a consolidação dos dados", afirma.
As novas regras da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF/2023) ainda serão anunciadas no dia 27 pelo governo.
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.