A Petrobras informou que a indicação do senador Jean Paul Prates (PT-RN) para a presidência da companhia, ainda em aguardo, será analisada em reunião de conselho de administração marcada para a próxima quinta-feira (26/1). A aprovação de Prates virá depois do seu nome ter sido avaliado pelo Comitê de Pessoas (Cope) da empresa, informaram fontes próximas.
O petista está no Rio de Janeiro desde a última quinta-feira (19), e tem feito uma série de reuniões, dentro e fora da empresa, para conhecer a real situação da companhia. A expectativa é de que a nova diretoria, a ser indicada pelo novo presidente, comece logo a ser avaliada pelo mesmo processo de elegibilidade.
Prates terá de esperar apenas a confirmação de sua indicação ao cargo pela Assembleia Geral Ordinária, já convocada para abril, na qual será efetivado. Nesse caso, não haveria necessidade de convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária.
O parlamentar tem mais de 25 anos de experiência nas áreas de petróleo, gás natural, biocombustíveis, energia renovável e recursos naturais, o que tem sido apontado por agentes do mercado como positivo.
No início de janeiro, o Conselho de Administração da Petrobras definiu o nome de João Henrique Rittershaussen como presidente da empresa, de forma interina, até que Prates assumisse o cargo.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!