A prévia da inflação de janeiro apresentou alta de 0,55%, após o indicador fechar dezembro em 0,52%. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado nesta terça-feita (24/1) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice mostra ainda que os maiores impactos vieram de saúde e cuidados pessoais (1,10%) e alimentação e bebidas (0,55%), com 0,14 p.p. e 0,12 p.p. respectivamente.
Todos os nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em janeiro. Comunicação se destacou pela maior variação (2,36% e 0,11 p.p.), enquanto os demais ficaram entre 0,17% (transportes e habitação) e 0,57% (despesas pessoais).
Nos últimos 12 meses, a variação do IPCA-15 foi de 5,87%, abaixo dos 5,90% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em janeiro de 2022, o índice ficou em 0,58%.
O grupo saúde e cuidados pessoais acelerou de dezembro (0,40%) para janeiro (1,10%), influenciado principalmente pela alta nos preços dos itens de higiene pessoal (1,88%), que em dezembro haviam subido 0,04%. Perfume (4,24%) e produtos para pele (3,85%) tiveram as altas mais expressivas. Já os planos de saúde (1,21%) mantiveram a variação do mês anterior, refletindo a incorporação da fração mensal dos reajustes dos planos novos e antigos para o ciclo de 2022 a 2023.
Alimentos
A variação de alimentação e bebidas (0,55%) ficou abaixo da registrada em dezembro (0,69%). As altas da batata-inglesa (15,99%), do tomate (5,96%), do arroz (3,36%) e das frutas (1,74%) provocaram um aumento de 0,61% nos preços dos alimentos para consumo no domicílio.
As quedas mais expressivas ficaram por conta da cebola (-15,21%) e do leite longa vida (-2,04%). A alimentação fora do domicílio (0,39%) ficou com resultado próximo ao do mês anterior (0,45%), com o lanche tendo alta de 0,80% e a refeição, de 0,14%.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!