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Startups de turismo faturam U$ 18 bilhões e têm melhor trimestre da história

Levantamento da Onfly aponta que, juntas, Airbnb, Booking, Expedia e Despegar registraram crescimento médio de receita de 25% em relação a 2019

Um levantamento realizado pela plataforma para gestão de viagens Onfly aponta que quatro grandes players de turismo no mundo registraram, no terceiro trimestre de 2022, crescimento médio de receita da ordem de 25% em relação a igual período em 2019, antes da pandemia da covid-19. A sondagem envolve quatro grandes empresas de tecnologia da informação que oferecem produtos e serviços de viagens, como hospedagem, locações, passeios, entre outros. São elas: a Airbnb, a Booking, a Expedia e a Despegar.

Juntas, a receita das plataformas somaram quase US$ 18 bilhões no terceiro trimestre de 2022, ante US$ 10,2 bilhões no mesmo período de 2019. Boa parte dessa diferença está no crescimento da Airbnb, empresa que fez o IPO (Initial Public Offering) no fim de 2020 e saltou 81% em receita. Segundo o CEO da startup, Marcelo Linhares, esse e outros dados recentes indicam o “melhor trimestre da história” no setor.

Linhares cita também um balanço da Organização Mundial do Turismo (OMT), o qual corrobora a avaliação de recuperação do setor. “O levantamento da OMT indica que, entre janeiro e setembro de 2022, em torno de 700 milhões de turistas viajaram internacionalmente, mais do que o dobro do número de viajantes no mesmo período de 2021”, afirma o CEO.

O resultado, de acordo com Linhares, pode ser atribuído ao arrefecimento da pandemia que, seguido da flexibilização das restrições, motivou a retomada de viagens tanto a passeio como a negócios, pelo mundo. Grandes eventos internacionais, empresariais e esportivos puderam voltar a ocorrer, observa Linhares.

Ainda segundo ele, o desempenho poderia ter sido melhor, se não houvesse a guerra na Ucrânia, que, com razão, gera medo e incertezas. “Outro fator que ainda impede maior fluxo de viagens internacionais é o fechamento da China, que segue restringindo a chegada de viagens e a aplicar lockdowns, dentro de sua política de covid zero”, acrescenta.

Confira os dados por bigtech:

  • Airbnb | receita 3º trimestre 2019: US$ 1,6 bilhão; receita 3º trimestre 2022: US$ 2,9 bilhões; crescimento: 81%
  • Booking | receita 3º trimestre 2019: US$ 5 bilhões; receita 3º trimestre 2022: US$ 6,1 bilhões; crescimento: 19%
  • Expedia | receita 3º trimestre 2019: US$ 3,4 bilhões: receita 3º trimestre 2022: US$ 3,6 bilhões; crescimento: 15%
  • Despegar | receita 3º trimestre 2019: US$ 132 milhões; receita 3º trimestre 2022: US$ 145 milhões; crescimento: 13%

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