O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta quarta-feira (18/1), a autonomia do Banco Central. O chefe do Executivo disse ser "uma bobagem achar que um presidente do Banco Central independente vai fazer mais do que fez o Banco Central quando o presidente (da República) é quem indicava". O petista ainda questionou a serventia da independência em meio a inflação e taxa de juros altas.
- Lula denuncia "discurso universal" usado pela extrema-direita no mundo.
- Lula sobre Forças Armadas: "Quem quiser fazer política, tira a farda".
- Lula diz ser contrário a instalação de CPI para apurar ataques terroristas.
"Nesse país, se brigou muito para ter um Banco Central independente achando que ia melhorar o que? É uma bobagem achar que um presidente do Banco Central independente vai fazer mais do que fez o Banco central quando o presidente (da República) é quem indicava. Eu duvido que esse presidente do Banco Central seja mais independente do que foi o (Henrique) Meirelles", disse em entrevista à GloboNews.
"Por que o banco é independente e a inflação está do jeito que está? E o juro está do jeito que está?", questionou em indireta à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Estabilidade fiscal
Lula disse ficar irritado com as cobranças sobre como garantirá a estabilidade fiscal no Brasil. "Eu fico irritado, às vezes, quando com qualquer problema se discute estabilidade fiscal. Ninguém foi mais responsável do ponto de vista fiscal do que eu fui", disse.
"A gente tem que dar garantia para sociedade brasileira de que a gente não vai gastar mais do que a gente ganha. Ao mesmo tempo, temos de mudar o discurso.(...) O dinheiro que você cuida das pessoas para melhorar a vida deles não pode ser tido como gasto. Gasto é o dinheiro jogado fora".
E voltou a defender que ricos paguem mais impostos. "Por isso eu defendi durante a campanha e vou tentar colocar em prática na proposta de reforma tributária que até R$ 5 mil a pessoa não paga Imposto de Renda. Não é possível que a gente não faça", concluiu.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!