Amazonas

Autorizada obra para reconstrução de ponte que desabou na BR-319

A estrutura, localizada no km 25 da BR-319, desabou no dia 28 de setembro e interditou a passagem de municípios do interior até Manaus; três pessoas morreram e 14 ficaram feridas

Michelle Portela
postado em 31/01/2023 16:57 / atualizado em 31/01/2023 16:59
 (crédito:  Redpodução rede sociais )
(crédito: Redpodução rede sociais )

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) informou, nesta terça-feira (31/1), que já foi assinado o contrato para a reconstrução das duas pontes que desabaram entre setembro e outubro na BR-319, no Amazonas, causando a morte de três pessoas e deixando 14 feridos. 

De acordo com informações do órgão, foi assinado contrato para construção de uma nova ponte no rio Curuçá, com início nos próximos dias e previsão de término em outubro de 2023. A estrutura, localizada no km 25 da BR-319, desabou no dia 28 de setembro e interditou a passagem de municípios do interior até a capital do estado, Amazonas. 

A travessia no rio Curuçá está sendo realizada por meio de balsa desde o dia 2 de novembro, 35 dias após o desabamento, com operação realizada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A balsa da empresa Amazônia Navegação realiza o transporte de pedestres, veículos e cargas de forma gratuita. 

Autaz Mirim 

De acordo com o Dnit, a contratação para construção da ponte sobre o rio Autaz Mirim deve ser feita em fevereiro, com início imediato. Atualmente, está sendo realizada um travessia seca que deve operar até meados de fevereiro, de acordo com informações do órgão. "Após, será instalado balsa para operação da travessia, com contratação já em andamento e previsão para iniciar em meados de fevereiro", diz o informe.

BR 319

O Ministério da Infraestrutura informou que inseriu a BR-319 no Plano de 100 Dias elaborado pelo governo federal, e a ser executado pelo Ministério dos Transportes e órgãos vinculados, prevê lançamento, nos próximos dias, de edital para licitação de obras de sinalização de 767 quilômetros de rodovias no estado do Amazonas, no âmbito do programa BR Legal 2. A medida contempla segmentos das BRs-319/AM e 174/AM, no lote 1, e BRs-230, 317 e 319/AM, no lote 2.

"Até abril será realizada nova contratação, que contempla os projetos básico e executivo de engenharia; a execução de todas as etapas e ações necessárias, bem como cumprimento das obrigações e condicionantes requeridas, no processo de licenciamento ambiental; além da execução das obras de implantação dos Portais Terrestres de Fiscalização Integrada nº 03 e nº 06, localizados, respectivamente, no entroncamento da BR-319/230 com Humaitá (AM) e entroncamento da BR-319 com Manaquirí (AM)", informou o órgão.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE