Conjuntura

Veja ranking de bancos que mais recebem reclamações de clientes

Conglomerado BTG Pactual/Pan lidera lista divulgada pelo Banco Central. Maioria dos usuários reclama de insegurança e informações inadequadas sobre serviços de crédito

Raphael Felice
postado em 26/01/2023 17:06 / atualizado em 26/01/2023 17:08
 (crédito: Lucas Pacífico/CB/D.A Press)
(crédito: Lucas Pacífico/CB/D.A Press)

O Banco Central (BC) divulgou, nesta quinta-feira (26), listas de bancos e instituições financeiras com o maior número de reclamações de clientes no 4º trimestre de 2022. A autarquia também especificou os tipos de reclamações mais corriqueiras. Acesse aqui o ranking completo.

O levantamento levou em conta apenas reclamações consideradas procedentes. O líder do ranking é o Conglomerado BTG Pactual/Banco Pan, que recebeu 1.613 reivindicações, com índice de 76,13, mais que o dobro do segundo colocado na classificação, o banco Inter. De acordo com o levantamento do BC, a instituição recebeu 857 reclamações procedentes com índice de 36,9. O C6 Bank completa o pódio, com 759 críticas, com uma média de 33,13. 

Falta de segurança

Em números absolutos, os bancos tradicionais, como Bradesco, Itaú e Caixa, obtiveram grande quantidade de reclamações procedentes, mas ficaram atrás das instituições citadas na média. O tipo de reclamação mais corriqueiro foi sobre segurança. Em primeiro lugar estavam irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito.

Em seguida, figuram ofertas ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada, e em terceiro, casos definidos como irregularidades relativas a temas como integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito.

Índice

O valor do índice é obtido pelo número de reclamações reguladas procedentes dividido pela quantidade de clientes e multiplicado por 1 milhão. 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE