O Conselho de Administração da Petrobras aprovou, segundo fontes, o nome do senador Jean Paul Prates (PT-RN) para assumir a presidência da empresa brasileira de petróleo e gás na manhã desta quinta-feira (26/1). Agora, o parlamentar deverá ser eleito presidente pelos membros do colegiado, algo esperado para a reunião que ocorre hoje no Rio de Janeiro. Prates deve se encontrar nesta tarde com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto.
Na terça-feira (24), Prates teve seu nome aprovado por um comitê interno da empresa encarregado de avaliar a aptidão e a idoneidade de candidatos a cargos de direção. O senador, que é advogado e economista, com especialização na área de petróleo e gás, já questionou a Paridade de Preço Internacional (PPI) em diversas ocasiões. Em dezembro, ao ter a indicação anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ele afirmou que pretendia alterar a regra, instaurada pelo ex-presidente Michel Temer (MDB) em 2016.
Saiba Mais
Ao Correio, contudo, interlocutores de Prates disseram que, até que ele se "sente na cadeira da Presidência", não serão dadas declarações de possíveis mudanças que estejam sob sua esfera de decisão.
Histórico
Na última troca de comando, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2022, José Mauro Ferreira Coelho foi substituído por Caio Mario Paes de Andrade. Na ocasião, o conselho levou cerca de 30 dias para a avaliação dos membros do grupo, entre o envio da formalização por parte do Ministério de Minas e Energia e a aprovação.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.