Conjuntura

Incerteza da Economia sobe 0,6 ponto em dezembro, aponta FGV

Após dois meses de quase estabilidade, o Indicador de Incerteza aumenta levemente o ritmo de alta em dezembro

O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) da Fundação Getulio Vargas, divulgado nesta sexta-feira (30/12), sobe 0,6 ponto em dezembro, para 112,7 pontos, maior nível desde agosto deste ano (116,6 pontos). Os dados mostram que o indicador ficou dois meses em estabilidade.

“Após dois meses de quase estabilidade, o Indicador de Incerteza aumenta levemente o ritmo de alta em dezembro, e termina o ano acima dos 110 pontos, em nível ainda insatisfatório para o indicador”, explica Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE.

Saiba Mais

Segundo a economista, o resultado foi influenciado pelas incertezas da transição de governo e o direcionamento das políticas econômicas do próximo ano, com destaque para a condução da política fiscal. “A alta do IIE-Br foi motivada pelo componente de Expectativas, que mede a dispersão nas previsões de especialistas para variáveis macroeconômicas, devido à maior heterogeneidade das previsões para a Selic (taxa básica de juros). Diante da conjuntura doméstica e internacional desafiadora, o Indicador de Incerteza deverá se manter oscilando em patamar elevado nos próximos meses.”

Em dezembro, o componente de Mídia caiu 2,5 pontos, para 110,1 pontos, menor nível desde novembro de 2019 (103,6 pts) e contribui para redução de 2,2 pontos no índice agregado. Em sentido contrário, o componente de Expectativas, que mede a dispersão nas previsões de especialistas para variáveis macroeconômicas, subiu 12,8 pontos, para 117,9 pontos, maior nível desde julho deste ano (124,7 pts), contribuindo 2,8 pontos para a alta na margem do IIE-Br.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.