Devido aos múltiplos papéis que as mulheres exercem no dia a dia, tanto como executivas, mães, administradoras do lar, consumidoras ou empresárias, é fundamental que elas consigam ter um bom controle financeiro. Com o intuito de ajudar no controle de finanças, especialistas explicam que existem alguns hábitos financeiros que ajudam na hora de se planejar.
De acordo com Brunna Duarte, head de marketing e uma das fundadoras do Do It Girls Club, comunidade de networking e conteúdo voltada para empreendedoras e executivas, é importante, "primeiramente, estabelecer um orçamento anual para os gastos, definindo bem os valores de cada dívida em percentuais que mostrem o que se pode ou pretende gastar com cada centro de custos, como casa, investimentos, viagens, filhos e outras despesas". "Para ser efetivamente livre, é preciso pagar as próprias contas e lidar com as despesas", relata.
Saiba Mais
Duarte alerta, no entanto, que isso não significa que se deva pensar em dinheiro a qualquer custo, mas ter a convicção de que a liberdade financeira trará mais possibilidades. "Finanças em dia significa poder ir aonde quiser, proporciona mudanças e permite, até mesmo, que mulheres se livrem de relacionamentos abusivos e sejam donas de suas próprias escolhas", declara.
Para Natália Archanjo, advogada e head comercial do Do It Girls Club, com alguns cuidados é possível aumentar os resultados e melhorar os hábitos financeiros. “As pessoas possuem o hábito de sempre pagar as contas e deixar o que sobra para a aplicação de investimentos, enquanto o ideal é refazer os custos de modo que você consiga investir o percentual que se comprometeu”, explica.
Além disso, é importante lembrar que gastar com bens de consumo traz uma sensação de felicidade que dura muito pouco, diferente das experiências, que aumentam a felicidade por conta das memórias afetivas. “Gaste com viagens, um jantar romântico ou uma ida a um parque com os filhos e aproveite ao máximo essas vivências, valorizando cada momento”, recomenda a head comercial.
Cautela e paciência
Ainda assim, Adriana Tavares, head de Finanças e Gestão da comunidade de networking, aconselha a ter cautela e paciência na hora de realizar compras. “Se viu algo e se interessou profundamente, entre na loja, olhe e não compre. Saia e volte no dia seguinte, notando se aquele item ainda é importante. Isso ajuda a trazer uma reflexão sobre a real necessidade de uma determinada aquisição ou não, e evita compras desnecessárias por impulso”, alerta.
Anotar os próprios gastos é uma dica antiga, porém de suma importância. “Nem sempre temos tempo ou disciplina para fazer isso, mas essa ação pode ser fundamental para nos indicar onde estão os ‘ralos’ de dinheiro, ou seja, onde se está gastando sem nenhuma necessidade”, finaliza Adriana.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.