Em meio ao debate sobre a reestatização da companhia, o Conselho de Administração da Eletrobras (ELET3) comunicou ao mercado financeiro que vai submeter aos acionistas titulares de ações ordinárias da companhia uma operação de resgatar as ações preferenciais classe A (PNA) e da incorporação de ações das subsidiárias. A proposta deverá ser analisada durante a 185ª Assembleia Geral Extraordinária, marcada para 5 de janeiro de 2023.
O comunicado ao mercado foi realizado ontem e explicita que o principal motivo para o resgate das ações é a baixa liquidez das PNA, representativas de 0,006384% do capital social da companhia e que deverão ser recuperadas ao valor de R$ 48,4502 por ação. O objetivo é racionalizar e simplificar a base acionária da companhia, otimizar a governança e reduzir custos.
Saiba Mais
Chesf, CGT Eletrosul, Furna e Eletronorte
Além disso, a administração da Eletrobras também deverá propor a incorporação de ações das subsidiárias Chesf, CGT Eletrosul, Furna e Eletronorte.
Recentemente, representantes de funcionários da companhia conseguiram, na Justiça, a paralisação do programa de demissão voluntária que afetava os trabalhadores das empresas de energia.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!