A Federação Única dos Petroleiros (FUP) divulgou uma nota em apoio às indicações de Alexandre Silveira e Jean Paul Prates, escolhas do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir, respectivamente, o Ministério de Minas e Energia e a presidência da Petrobras. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (30/12) e já era esperada pelo mercado.
“As escolhas do presidente Lula acendem uma chama de esperança, sustentada pelo compromisso desse novo governo com o povo brasileiro e a soberania nacional. Jean Paul Prates vem participando das lutas em defesa da Petrobras, além de ter uma visão crítica sobre o Preço de Paridade de Importação (PPI), implementado no governo de Michel Temer, em outubro de 2016”, destacou Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP.
Saiba Mais
O Preço de Paridade de Importação (PPI) foi adotado pela Petrobras para calcular o preço dos combustíveis e vincula este valor à variação do dólar, ao preço do barril do petróleo no mercado internacional e aos custos de importação dos derivados. “Prates entende que a Petrobras é também um instrumento de mudança social, além de ter vasta experiência nas áreas de petróleo e gás e de energia renovável e meio ambiente”, afirmou Bacelar.
A FUP ressalta, ainda, por meio de nota, que Prates preside a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras (que reúne mais de 200 deputados e 40 senadores), tendo tido papel de destaque, como relator, em projeto de lei que busca a criação de mecanismos para minimizar os reajustes de preços dos combustíveis. A proposta tramita na Câmara. Já Silveira é relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, que garante recursos ao Bolsa Família.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.