O Índice de Confiança de Serviços (ICS) cedeu 1,5 ponto em dezembro, para 92,2 pontos, menor nível desde fevereiro de 2021 (89,2 pontos), de acordo com a pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV-Ibre) nesta quinta-feira (29/12).
O índice cai pelo terceiro mês consecutivo, acumulando perda de 9,5 pontos no 4º trimestre de 2022. Em médias móveis trimestrais, o índice também recuou 3,2 pontos. "Em dezembro, o resultado do ICS foi influenciado principalmente pela piora das avaliações sobre a situação atual, mas também das expectativas para os próximos meses", explica em nota a instituição.
Saiba Mais
- Economia Brasil abre 135.495 vagas com carteira assinada em novembro, abaixo do esperado
- Economia Eletricitários protestam por reestatização da Eletrobras
- Economia Tesouro Nacional registra déficit primário de R$ 14,7 bi em novembro
- Economia IGP-M: "inflação do aluguel" fecha ano em 5,45% com alta de 0,45% em dezembro
“Este resultado foi influenciado tanto pela piora do indicador que mede o volume de demanda atual, que recuou 2,8 pontos, para 93,8 pontos, quanto do indicador da situação atual dos negócios que caiu 2,3 pontos, para 94,8 pontos”, continua a nota da FGV.
Outros índices
O Índice de Expectativas (IE-S) também cedeu 0,6 ponto, para 90,1 pontos, menor nível desde abril de 2021 (88,7 pontos). "Os dois componentes do índice também caíram: o indicador que mede a demanda prevista nos próximos três meses variou -0,3 ponto, para 91,2 pontos, e o indicador de tendências dos negócios nos próximos seis meses recuou 0,8 ponto, para 89,2 pontos", mostra a pesquisa.
O Índice de Situação Atual (ISA-CST) caiu 2,6 pontos, para 94,3 pontos, menor nível desde março (90,9 pontos). E o Índice de Expectativas (IE-S) cedeu 0,6 ponto, para 90,1 pontos, menor nível desde abril de 2021 (88,7 pontos).
A Sondagem de Serviços de dezembro coletou informações de 1.506 empresas entre os dias 1º e 27 do mês.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.