Anunciado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva(PT) para assumir a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o economista Aloizio Mercadante anunciou, nesta quarta-feira (21/12), cinco nomes da nova equipe do banco.
A maior parte dos nomes vem do mercado privado. O ex-presidente do Banco Original e do Banco do Brasil Alexandre Abreu e a presidente do Standard Bank Brasil, Natalia Dias, foram confirmados. Também de uma instituição financeira, Luciana Costa, presidente do banco de investimentos Natixis, está na equipe.
Fecham as indicações os nomes de Luiz Navarro de Britto, ex-ministro da Controladoria-Geral da União, e ex-conselheiro da Petrobras; e José Luis Gordon, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
Gênero
Além da organização da nova diretoria, Mercadante deverá receber, nos primeiros dias na liderança do BNDES, uma carta sobre a questão da paridade de gênero no banco. O principal problema estaria no comitê que analisa e aprova crédito e operações, composto quase que exclusivamente por homens.
Relatório interno do banco de 2021 mostra que mulheres representam 35,5% do corpo funcional, enquanto pretos e pardos correspondem a apenas 14,6% dos concursados.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.