O Índice Bovespa (IBovespa), principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), terminou o pregão desta terça-feira (20/12) com alta de 2,11%, aos 106.946 pontos. O mercado reagiu bem à expectativa de enxugamento na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, que deve começar a ser votada na Câmara dos Deputados ainda nesta terça. O dólar comercial, por sua vez, registrou queda de 1,90%, cotado a R$ 5,21. Na mínima do dia, a divisa chegou a cair 2,07%, a R$ 5,20.
Em sua forma atual, o texto da PEC prevê ampliação do teto de gastos em 145 bilhões de reais por dois anos para financiamento do Bolsa Família. Os agentes financeiros reagiram positivamente ao acordo para que a proposta passe de duração de dois para um ano.
O analista do TradeMap, Jader Lazarini, avaliou o bom humor do mercado diante da possibilidade de ponderação no estouro do teto de gastos. “Em relação a PEC, o valor não deve ser alterado, mas existe expectativa de que ela seja desidratada, o que no fim das contas é positivo para risco fiscal, que investidores vem precificando”, disse.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Economia Mercadante se reúne com AFBNDES para tratar de questões trabalhistas
- Economia Brasil terá modelo fiscal sustentável, diz Fernando Haddad
- Economia Dólar 'no colchão' e prêmios: como milhares de argentinos foram à Copa mesmo com país em crise
- Economia Dólar cai e Bolsa dispara com expectativa de desidratação da PEC da Transição
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.