O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) apresentou queda generalizada na passagem de outubro para novembro. O levantamento, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), aponta que todos os 29 setores analisados sofreram impactos no que se refere à confiança dos empresários.
A queda também atingiu indústrias de todos os tamanhos, seja de pequeno, médio ou grande porte, e alcançou, ainda, todas as cinco regiões do país. Com as quedas, a CNI reconsiderou os status da Região Sul e de oito setores da indústria, que antes estavam em situação de confiança, e passaram, agora, para um estado de falta de confiança — quando o índice se encontra abaixo de 50 pontos, de 100 totais.
Saiba Mais
O setor da indústria mais afetado, de acordo com a pesquisa, foi o de produtos de madeira, que decresceu 14,1 pontos. Além deste, os setores de móveis, produtos de minerais não metálicos e produtos de borracha figuram entre os de menor confiança do empresário.
Por outro lado, quem teve a menor queda foi o setor de bebidas, que espera aumentar os ganhos com a Copa do Mundo. Outros departamentos, como produtos farmacêuticos e farmoquímicos, químicos (exceto HPPC) e obras de infraestrutura possuem os maiores níveis de confiança.
Falta de confiança na Região Sul
No levantamento realizado por regiões do IBGE, a que apresentou o pior resultado na virada deste mês foi a Região Sul, que decresceu 9,9 pontos no índice e está com 49 no total, o que indica, segundo a CNI, uma transição para estado de falta de confiança. Outras regiões, como Sudeste e Centro-Oeste, também tiveram quedas expressivas de 8,7 e 7,8 pontos, respectivamente. Nas regiões Norte e Nordeste, as quedas foram um pouco menos fortes, de 6,0 e 6,2 pontos, respectivamente.
Em relação ao tamanho, o maior recuo se deu nas indústrias de médio porte, que apresentaram queda de 10 pontos no ICEI. Já as indústrias de pequeno e grande porte tiveram queda de 7,7 e 7,4 pontos, respectivamente. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) é calculado dentro de uma pontuação de 0 a 100 pontos.
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.