Energia

Justiça do RJ prorroga prazo para adesão ao PDV da Eletrobras em Furnas

Previsto para encerrar no última sexta-feira (18/11), agora os trabalhadores terão até o dia 30 de novembro para pedir demissão

A juíza da 46ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, Lila Carolina Mota, concedeu liminar parcial ao Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Energia do Rio de Janeiro e Região (Sintergia) para garantir a prorrogação do prazo de adesão de trabalhadores de Furnas ao Plano de Demissão Voluntária (PDV) da Eletrobras. Previsto para encerrar no última sexta-feira (18/11), agora os trabalhadores terão até o dia 30 de novembro para pedir demissão.

O plano é voltado aos funcionários da Eletrobras e as subsidiárias Furnas Centrais Elétricas S/A, Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e a CGT Eletrosul. A expectativa é que, já nesta segunda-feira (21/11), o sindicato faça uma nova representação na Justiça do Rio para estender a prorrogação do prazo aos funcionários de demais subsidiárias, a exemplo de Furnas.

O plano está aberto a adesões desde outubro deste ano, inicialmente, com prazo de 15 dias. Contudo, é motivo de contestações judiciais porque não supera as condições da proposta apresentada aos funcionários em 2019. Entre os problemas está o debate sobre o plano de saúde dos trabalhadores. Tanto o PDV anterior quanto o atual oferecem uma recompensa pecuniária no valor de R$ 130 mil àqueles que aderiram ao plano.

Contudo, a oferta atual não supera a anterior, conforme nota do sindicato, descumprindo acordo no Tribunal Superior do Trabalho (TST). “Ocorre que no Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2024 estava especificado que: o plano de desligamento voluntário incentivado, referido no caput desta cláusula, apenas para o primeiro ano de vigência do presente ACT, observará condições superiores ao anteriormente ofertado".

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Saiba Mais