Desenvolvimento

Evento discute tecnologias para dar mais sustentabilidade ao agronegócio

O Fórum Agro 4.0 debate o papel das inovações tecnológicas para otimização da produtividade e desenvolvimento de soluções sustentáveis; Painéis serão realizados no próximo dia 9

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) promove, no próximo dia 9, a segunda edição do Fórum Agro 4.0 para difundir casos práticos, tendências e ações do ecossistema de inovação sobre tecnologias no agronegócio. Os painéis serão transmitidos ao vivo pelas redes sociais do Correio Braziliense. Além dos debates sobre inovação, o projeto contempla editais para a seleção e premiação de projetos de tecnologias 4.0 envolvendo fazendas, cooperativas, agroindústrias, fornecedores e outras instituições.

O evento começa às 15h30 com a cerimônia de abertura. Em seguida, às 15h50, vem o primeiro painel. Participam do debate Marcela Carvalho, assessora da presidência da ABDI; Sibele Silva, diretora de Apoio à Inovação para Agropecuária do Ministério da Agricultura; Vasco Picchi, sócio-fundador da Safe Trace; e Caroline Holtz Rolim, coordenadora de sustentabilidade da Cargill. Eles vão discutir sobre a importância de se adotar tecnologias 4.0 para promover a sustentabilidade. O objetivo é encontrar soluções que reduzam a emissão de gases de efeito estufa, o uso de recursos naturais e o desperdício de alimentos.

Às 16h40, começa o segundo painel, sobre a relação entre tecnologia e produtividade no agronegócio. O debate vai reunir Bruno Jorge, gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da ABDI; Diego Humberto de Oliveira, coordenador de Inteligência de Dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Otavio Celidonio, diretor executivo da AgriHub; Alain Marques, co-fundador da Agventure; José Nilton Silva, diretor geral do Parque Tecnológico da Paraíba. Eles vão tratar do uso de tecnologias para aumentar a  produtividade e de que forma o ecossistema de inovação brasileiro pode colaborar nesta temática.

Projetos inovadores

Em 2020, na primeira edição do fórum, a ABDI lançou o Edital do Programa Agro 4.0, com o propósito de fomentar, estimular e colaborar no processo de adoção e difusão de tecnologias 4.0 no agronegócio. Em parceria com os Ministérios da Economia, da Agricultura e da Ciência e Tecnologia, 14 projetos foram selecionados e premiados, totalizando R$ 4,8 milhões em premiação.

As ações escolhidas para receberem os recursos ocorrem em 12 estados nas cinco regiões do país. Envolvem processos tecnológicos como automação da irrigação; mapeamento autônomo de pomar; automação, controle e gestão do plantio de cana-de-açúcar; sistema de suporte ao controle de ferrugem da soja; plataforma de avaliação do índice de digitalização do produtor de soja; classificação automática de grãos; pesagem de bovino por imagem, entre outros.

Os resultados práticos observados foram redução de 70% no uso de herbicidas, em geral; redução de 26,6% no uso de fungicidas ou substituição por biodefensivos; redução de 30% no volume de água em cada pivô de irrigação e 30% de economia no custo de energia elétrica e um aumento médio de 30% na margem de lucro dos produtores, por animal.

Além de analisar esses aspectos, o Fórum pretende desenvolver um Guia de Boas Práticas do Programa Agro 4.0. O documento é um passo a passo para o processo de implementação de tecnologias 4.0 nas fazendas ou agroindústrias, elaborado a partir dos projetos do primeiro edital do programa. “É um documento orgânico e vivo, que deve ser atualizado a partir do feedback de todos e de demais ações do Programa”, informa a ABDI.

Serviço:

Data: 9/11/2022 às 15h30
Formato: presencial (palestrantes), com transmissão online pelo Facebook, Twitter e YouTube do Correio Braziliense e site https://www.correiobraziliense.com.br/cbforum/agro2022.html 
Inscreva-se e ative o lembrete da live

 

Saiba Mais

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!