A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) agendou o Leilão nº 2/2022 para a construção de aproximadamente 710 quilômetros (km) de linhas de transmissão. Os seis lotes no edital possuem expectativa de investimento de R$ 3,51 bilhões, com a previsão de criação de 5.747 empregos diretos. O certame acontece no dia 16 de dezembro na sede da B3, em São Paulo.
A construção deve gerar 3.650 mega-volt-ampéres (MVA) em capacidade de transformação de subestações, além da manutenção do serviço de 743 km de linhas de transmissão e de 2.200 MW em subestações conversoras. Previstos para ser concluído no prazo de 42 a 60 meses, os empreendimentos contemplarão os estados do Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.
A minuta do edital e a documentação referente ao processo para a execução dos seis lotes ficaram em consulta pública da Aneel entre maio e junho deste ano. Foram recebidas 96 contribuições de 16 participantes, das quais 38 foram total ou parcialmente aceitas. O edital foi concluído após manifestação técnica do Tribunal de Contas da União (TCU).
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.