Finanças

Dívidas atrasadas tiram o sono de 84% dos brasileiros inadimplentes

Para 81% dos entrevistados que estão inadimplentes, as dívidas se tornaram motivo de briga em casa e 66% alegam ter perdido o apetite, segundo pesquisa da MFM Tecnologia em parceria com o Instituto Locomotiva

Raphael Pati*
postado em 16/11/2022 16:50 / atualizado em 16/11/2022 16:51
 (crédito:  Thiago Fagundes/CB/D.A Press)
(crédito: Thiago Fagundes/CB/D.A Press)

Uma pesquisa revelou que os brasileiros que convivem com a inadimplência têm perdido o sono por conta das dívidas atrasadas. Segundo o levantamento “Raio-X dos Brasileiros em Situação de Inadimplência”, da MFM Tecnologia em parceria com o Instituto Locomotiva, 84% dos entrevistados afirmam ter enfrentado noites em claro por conta das contas não pagas.

O levantamento ainda revela que 81% dos ouvintes no vermelho dizem que as dívidas foram motivos para brigas dentro de casa. As contas em atraso também afetam o apetite de 66% das pessoas entrevistadas.

O diretor do Instituto Locomotiva, João Paulo Cunha, afirma que 18% dos ouvidos pela pesquisa se tornaram inadimplentes porque ficaram doentes e tiveram que usar o dinheiro para tratamentos. “Neste contexto, boa parte dos endividados vão usar o Auxílio Brasil para pagar dívida. Por isso, o auxílio não está afetando o varejo”, revelou o diretor.

Para sair da situação, a maioria diz que pretende enxugar gastos com o consumo. “Outro aspecto interessante foi o rodízio de contas: 60% já deixaram de pagar uma conta para pagar outra atrasada. Isso foi mais frequente entre as classes D e E e faz com que nem todas as pessoas consigam ficar adimplentes com todas as contas”, observou João Paulo Cunha.

A MFM e o Instituto Locomotiva ouviram 1.020 homens e mulheres acima de 18 anos em todo o país entre os dias 19 e 28 de setembro. O levantamento constatou que 30% dos lares brasileiros têm dívidas em atraso.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação