NOVO GOVERNO

Paulo Rocha: Texto da PEC será anunciado às 18h desta quarta no Senado

"Os valores não serão apresentados hoje; o relator é que se debruçará sobre isso", afirmou ainda o membro da equipe de transição na saída do CCBB

Raphael Pati*
postado em 16/11/2022 15:29 / atualizado em 16/11/2022 15:29
 (crédito: Geraldo Magela/Agência Senado)
(crédito: Geraldo Magela/Agência Senado)

O senador Paulo Rocha, líder do Partido das Trabalhadores na Casa e que faz parte da equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse em entrevista a jornalistas na saída do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, que o texto da Proposta de Emenda de Constituição (PEC) que estenderá o pagamento de R$ 600 às famílias que recebem o Auxílio Brasil será anunciado nesta quarta-feira (16/11) às 18h.

No entanto, ele também adiantou que o documento apresentado hoje não contém valores e nem prazos estabelecidos. A justificativa para a proposta é conceder um caráter de excepcionalidade ao auxílio, que voltará a se chamar Bolsa Família.

“Na PEC, não haverá valores. O detalhamento virá na LOA (Lei Orçamentária Anual). A previsão de valor atrelado à PEC é de R$ 175 bilhões, mas isso não vai aparecer agora. Os valores não serão apresentados hoje; o relator é que se debruçará sobre isso”, disse o senador.

“Não vai ser um governo gastador”

Mais cedo, durante coletiva de imprensa no CCBB para anunciar novos nomes para a transição, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) salientou que durante os dois mandatos de Lula na Presidência — de 2003 a 2006 e de 2007 a 2010 — houve responsabilidade fiscal e afirmou que o próximo governo deve seguir a mesma linha.

“O presidente Lula, se a gente pegar seus dois mandatos, a marca foi a responsabilidade fiscal. Não vai ser um governo gastador”, disse Alckmin, que também voltou a reforçar a pauta social do novo governo. “Mas você precisa ter o mínimo para poder, por um lado, garantir a rede de proteção social. Ainda mais nesse momento de crise socioeconômica. E de outro lado, garantir o funcionamento do Estado”, acrescentou.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação