CB FÓRUM AGRO 4.0

Conectar negócios e startups de tecnologia é desafio do agro, aponta AgriHub

Otávio Celidonio, Diretor-executivo de uma rede de inovação em agricultura e pecuária, falou sobre a dificuldade de produtores em encontrar soluções tecnológicas adequadas

Marcos Braz*
postado em 09/11/2022 22:50 / atualizado em 09/11/2022 22:50
O evento contou com dois painéis para debater a importância de se adotar as tecnologias 4.0, com o intuito de promover a sustentabilidade -  (crédito: Carlos Viera/ CB/ DA Press)
O evento contou com dois painéis para debater a importância de se adotar as tecnologias 4.0, com o intuito de promover a sustentabilidade - (crédito: Carlos Viera/ CB/ DA Press)

Otávio Celidonio, diretor-executivo do AgriHub — responsável pela rede de inovação tecnológica aplicada em agricultura e pecuária — participou da segunda edição do CB Fórum Agro 4.0 nesta quarta-feira (9/11). O evento foi promovido pela ABDI em parceria com o Correio Braziliense. Durante o painel, Celidonio deu mais detalhes sobre a importância do digital mergulhar no mundo do agronegócio nacional.

“O desafio que a gente percebe para que o digital chegue cada vez mais no campo, de que os produtores, lá na ponta, adquiram essa cultura de gestão, é que passem a usar indicadores para gerir o dia a dia, para realmente identificar se eles estão cumprindo com alguma meta estabelecida ou não e a partir daí tome decisão”, explicou.

“Hoje, a gente tem tecnologias sendo desenvolvidas para vários níveis de maturidade. Tem tecnologia para quem está saindo da caderneta, tem tecnologia para quem está já no nível mais avançado de gestão. E o grande desafio nosso como hub é ajudar a acelerar essa adoção de tecnologia e a partir daí ajudar a fazer esse match de uma forma mais assertiva.”, completou Celidonio.

Mas como saber qual a melhor tecnologia para cada negócio? Segundo o diretor, novidades digitais tem de ser englobadas de acordo objetivos de gestão. “O agro é diverso, mas para a nossa sorte, a tecnologia também é muito diversa. Observar o momento que o produtor está para que ele tenha uma solução que é coerente com a realidade dele. Que ele possa, enfim, dar um passo mais suave em direção à adoção de tecnologia, à melhora da gestão, ao aumento da produtividade”.

Papel das empresas de tecnologia

Para o diretor-executivo, o papel de tratamento e desenvolvimento de ações a partir dos dados colhidos no campo pode ser melhor realizado com o apoio de empresas especializadas. "O que eu acredito (é) que a gente terá profissionais, empresas, consultoria de empresas com seus colaboradores prestando o serviço justamente para os produtores rurais nesse viés de análise de dados”, projetou.

O evento, que foi transmitido pelas redes sociais do Correio Braziliense, contou com dois painéis para debater a importância de se adotar as tecnologias 4.0, com o intuito de promover a sustentabilidade. Além dos debates sobre inovação, o projeto contempla editais para a seleção e premiação de projetos de tecnologias 4.0 envolvendo fazendas, cooperativas, agroindústrias, fornecedores e outras instituições.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

*Estagiário sob supervisão de Ronayre Nunes

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação