A venda de veículos zero quilômetro no Brasil registrou uma queda de 6,7% em outubro em relação ao mês anterior. Segundo o balanço, divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), nesta quinta-feira (3/11), apesar da desaceleração, o montante representa 11,4% do que foi registrado no mesmo período do ano passado.
Os emplacamentos em outubro somaram 180,9 mil veículos, mas seguem em baixa de 3,2% nas vendas no acumulado do ano até outubro, com 1,68 milhão de unidades. Depois da melhor média diária de vendas do ano de 9,2 mil unidades em setembro, o ritmo do mercado caiu para 9 mil veículos no mês passado. Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 180,9 mil veículos foram licenciados no último mês.
Saiba Mais
Segundo a federação, a falta de peças vem diminuindo nas montadoras, mas as vendas de carros ao consumidor comum do varejo sentem os efeitos dos juros mais altos e das condições de crédito mais restritivas.
Apesar do desempenho do setor, o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr., afirmou que existe a possibilidade de as vendas de carros terminarem o ano com resultado positivo.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.