O Ministério da Infraestrutura confirmou, por meio da sua assessoria de imprensa, que o edital para reconstrução e readequação do Trevo de Manilha, no Rio de Janeiro, deverá ser lançado na próxima semana. A informação foi dada pelo ministro da pasta, Marcelo Sampaio, durante reunião com o governador Cláudio Castro (PL), nesta semana, no Palácio Guanabara, sede do governo fluminense.
As obras no Trevo de Manilha, na região metropolitana do Rio de Janeiro, consistem na reconstrução e readequação de um viaduto no trecho rodoviário que corresponde ao entroncamento da BR-101 (Niterói-Espírito Santo) com BR-493 (Magé-Manilha) e a RJ-104 (Niterói-Manilha, via Tribobó).
Considerado um dos principais pontos de gargalos rodoviários do estado, a intervenção foi solicitada pela Secretaria Estadual de Transporte pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em fevereiro deste ano. O governo do Rio formulou um Plano Estratégico de Logística e Cargas – PELC RJ 2045, no qual apresenta ações estratégicas, como o “Desafogando o Rio”, no qual consta o projeto de Manilha.
A publicação do edital deverá ser realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Após a contratação das obras, a expectativa é que as intervenções sejam iniciadas em 2023.