Indústria

Confiança da indústria brasileira sofre queda de 2,6% em outubro

De acordo com a CNI, queda na confiança reflete as expectativas do meio empresarial para os próximos seis meses, que são moderadas em comparação ao primeiro semestre do ano

A confiança da indústria caiu 2,6 pontos percentuais em outubro de 2022. O cenário foi apresentado pelo Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador recuou de setembro para outubro e está em 60,2 pontos. Apesar da queda, o dado mostra que a indústria permanece confiante, pois permanece acima dos 50 pontos, limite do estudo que difere a confiança da falta de confiança.

De acordo com a CNI, a confiança caiu pois as expectativas do meio empresarial para os próximos seis meses são moderadas em comparação ao primeiro semestre do ano. Nesse sentido, o Índice de Expectativas recuou 3,2 pontos em relação a setembro, indo para 61,8 pontos. Outro parâmetro que caiu foi o Índice de Condições Atuais, que regressou 1,5 e foi para 56,9 pontos. 

Saiba Mais

Perspectiva

Mesmo caindo em alguns números, a CNI aponta que a economia brasileira está em um patamar aceitável, o que mostra uma percepção positiva do mercado e das empresas em relação aos seis meses anteriores. A avaliação, porém, é de maior cautela por parte dos investidores em outubro ante setembro, especialmente na visão dos empresários com relação às condições das suas próprias empresas.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Saiba Mais