MERCADOS

Dólar fecha em queda e Ibovespa sobe 1,31% em 1º pregão após a eleição

O dólar fechou em queda de 2,55% nesta segunda-feira (31/10), em uma reação dos mercados à vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), que iniciou a sessão em queda, recuperou perdas e acabou fechando com alta de 1,31%, aos 116.037 pontos

Rafaela Gonçalves
postado em 31/10/2022 18:00 / atualizado em 31/10/2022 18:05
 (crédito: Miguel Schincariol/AFP - 29/1/19)
(crédito: Miguel Schincariol/AFP - 29/1/19)

O dólar fechou em queda nesta segunda-feira (31/10), em uma reação dos mercados à vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A moeda norte-americana, que abriu em R$ 5,40, terminou o pregão com queda de 2,55%, cotada a R$ 5,16.

Segundo agentes financeiros, as atenções agora se voltam às sinalizações de Lula sobre a futura condução da política econômica, seus arranjos políticos e indicações da equipe ministerial, sobretudo da pasta da Economia. Esses anúncios devem ditar o ritmo do mercado nos próximos dias, de acordo com os analistas.

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), que iniciou a sessão em queda, recuperou perdas e acabou fechando com alta de 1,31%, aos 116.037 pontos.

Ações de Petrobras e Banco do Brasil puxam quedas, recuando até 8,5%. A expectativa é de que haja grande volatilidade nas ações no curto prazo, especialmente as mais sensíveis às mudanças políticas, como as estatais.

Por outro lado, puxaram os ganhos ações de empresas ligadas ao turismo, setor aéreo, consumo e tecnologia, diante de uma expectativa de aumento do consumo com a injeção com o eventual fortalecimento de programas sociais no próximo governo.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação