Mercado

Inflação americana subiu 0,5% em setembro, segundo índice PCE

A inflação norte-americana ascende em um momento de redução da alta dos juros no país. O índice PCE captura a inflação em uma gama de despesas e reflete as mudanças no consumo

João Gabriel Freitas*
postado em 28/10/2022 12:18
 (crédito:  Valter Campanato/Agência Brasil)
(crédito: Valter Campanato/Agência Brasil)

O núcleo de índice de preços de gastos com consumo norte-americano (PCE, na sigla em inglês) subiu 0,5% em setembro e 5,1% no acumulado de 2022. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (28/10) pelo Departamento de Comércio americano.

O PCE de setembro ganha importância, devido à sinalização do banco central americano (Fed) de reduzir o ritmo de alta do juro nas próximas reuniões, aponta análise da empresa de investimentos Mirae Asset Brasil. O parâmetro é um dado análogo ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) levantado pelo IBGE no Brasil, porém não considera os preços de alimentos e energia, em razão de suas volatilidades.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

*Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação