Confiança dos Serviços

Confiança de Serviços tem queda de 2,6 pontos em outubro

Confiança de serviços volta a ficar abaixo dos 100 pontos após três meses acima do nível considerado neutro

Fernanda Strickland
postado em 28/10/2022 10:25
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Índice de Confiança de Serviços (ICS) do FGV IBRE caiu 2,6 pontos em outubro, para 99,1 pontos, menor nível desde junho (98,7 pontos). Em médias móveis trimestrais, o índice recuou 0,6 ponto.

Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE, explicou que, com a queda de outubro, a confiança de serviços voltou a ficar abaixo dos 100 pontos após três meses acima do nível considerado neutro. De acordo com os dados, a queda do ICS deste mês foi influenciada tanto pela piora na avaliação das empresas sobre a situação corrente quanto pela piora das expectativas nos próximos meses.

Segundo Tobler, o setor parece começar a dar sinais de desaceleração, projetando uma redução de demanda nos próximos meses, principalmente nos serviços profissionais e de informação e comunicação, e na tendência futura dos negócios. “Os próximos meses devem ser cruciais para confirmar a direção do setor todo considerando o cenário macroeconômico desafiador e a expectativa de uma economia mais fraca na virada para 2023”, avaliou.

Serviços prestados às famílias

A queda da confiança no mês de outubro não foi uniforme entre os segmentos. Mais uma vez, o segmento de serviços prestados às famílias deu sinais positivos sobre a confiança e alcança o maior nível desde 2011 Por outro lado, a agregação dos outros segmentos de serviços caiu mais uma vez, abrindo a distância entre esses dois índices. “A queda da confiança dos demais segmentos pode estar indicando o início de uma desaceleração do setor, e que seria mais forte se não fosse a alta de serviços prestados às famílias que pode ter ainda uma certa demanda reprimida”, completa Tobler.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação