Negócios

Franquias contornam crise e crescem 12,9% no primeiro semestre de 2022

Visto como uma opção mais segura de investimento para quem deseja empreender, setor alcança faturamento de R$ 91,4 bilhões no primeiro semestre de 2022. Segmentos de saúde e beleza e de fast-food se destacam

Fernanda Strickland — Enviada especial
postado em 24/10/2022 05:52 / atualizado em 24/10/2022 05:53
O estudo apontou que os segmentos que mais cresceram no período foram saúde, beleza e bem-estar (16,9%), superando o de alimentação (16%) -  (crédito: Caio Gomez)
O estudo apontou que os segmentos que mais cresceram no período foram saúde, beleza e bem-estar (16,9%), superando o de alimentação (16%) - (crédito: Caio Gomez)

Comandatuba (BA) — O setor de franquias tem se destacado como uma opção mais segura de investimento para quem deseja empreender. De acordo com pesquisas da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor registrou crescimento de 12,9% na receita no primeiro semestre de 2022, em relação a igual período do ano passado, passando de R$ 81,02 bilhões para
R$ 91,43 bilhões. Já em relação aos primeiros seis meses de 2020, o crescimento foi ainda maior, de 17%.

economia-franquias-lojas
economia-franquias-lojas (foto: Editoria de Arte)

Os números foram divulgados na 20ª convenção da ABF, realizado no fim de semana na Ilha de Comandatuba, na Bahia. "O setor de franquias no Brasil tem demonstrado sua força, sua capacidade de reagir e superar os grandes desafios que foram colocados pela covid-19, e os números reforçam que o franchising está mantendo sua trajetória de crescimento e está preparado para crescer ainda mais em um cenário de melhora do ambiente econômico do país", ressalta o presidente da ABF, André Friedheim.

O estudo apontou, ainda, que os segmentos que mais cresceram no período foram saúde, beleza e bem-estar (16,9%), superando o de alimentação (16%). Os ramos de hotelaria e turismo (15,9%), moda (14,7%) e casa e construção (13,2%) também mostraram alta significtiva no faturamento.

Para cada setor, há muitas franquias que tiveram um crescimento muito grande, como a Bellaza que teve expansão de 15% em 2021 e de 22% em 2022. Seguindo esse processo, o Odontotop hospital do dente, evoluiu 2% em 2021 e 22% em 2022.

Na área de alimentação, o KFC foi uma das franquias que mais se destacou, crescendo 41% em 2021 e 220% em 2022. Já a Água Doce Sabores do Brasil, que está há mais de 30 anos no mercado, teve um desenvolvimento positivo de 77% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2021. Para hotelaria e turismo, o Voe Viagens e Câmbio teve um avanço de 100%, comparando os dados deste ano com o ano passado.

Já no segmento de moda, a Franquia 5àsec, com crescimento de 64% no faturamento já contabiliza mais de 500 pontos de venda em todo território nacional. No grupo de casa e construção, a iGUi avançou 77% no período, totalizando R$ 1,68 bilhão de faturamento. Somente no Brasil, a marca alcançou uma receita da ordem de R$ 1,467 bilhão. A rede conta com mais de 1.200 unidades no país.

Facilidade

Para especialistas, o avanço das franquias pode ser explicado pelas características que tornam esse mercado atrativo para investidores. A educadora financeira Aline Soaper, do Instituto Soaper, observa que o sistema de franquia oferece ao novo empreendedor um modelo testado e validado, além de manuais de funcionamento operacional, comercial e financeiro que aumentam as chances de o negócio dar certo. "Desse modo, ele traz menos riscos para quem está começando e precisaria de muito tempo e elevados recursos financeiros para começar um negócio do zero", explica.

Segundo Soaper, é importante que a franqueadora tenha um modelo financeiramente sustentável, mas é essencial que o franqueado, por sua vez, esteja preparado para atravessar os primeiros meses da implementação da franquia, porque existe um período de investimento antes de haver retorno financeiro. "É importante que as pessoas que desejam investir em uma franquia tenham um bom planejamento financeiro que contemple, além do investimento inicial, capital de giro e reservas para se manter no primeiro ano de operação", completa Soaper.

De acordo com a especialista, o mercado brasileiro tem atraído não apenas grandes franqueadoras nacionais, mas também do exterior. "O Brasil é um mercado com muitas oportunidades para negócios. As empresas estrangeiras sabem do potencial desse mercado e estão atuando fortemente para abrir novas unidades no Brasil", destaca a educadora financeira.

*A repórter viajou a convite da ABF

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.