O Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (18/10) está recheado de desonerações e nomeações que chamaram a atenção pela quantidade. Foram nada menos do que oito páginas de troca de cargos em várias pastas do Executivo, com predominância da Secretaria de Governo (SeGov), que ocupou quase sete das oito páginas.
Procurada, a SeGov informou que essas exonerações e nomeações estão cumprindo um decreto que reorganizou a estrutura do ministério, além de alterar nomenclaturas de cargos. Logo, não se trata de um processo de demissão em massa de cargos e funções, muito comum quando há troca de governo.
Saiba Mais
Agora, segundo a assessoria da pasta, as publicações no DOU de hoje estão mudando os nomes dos cargos, de acordo com o decreto presidencial. E, portanto, é feita a exoneração do cargo antigo e a renomeação do profissional para a nova nomenclatura. Vários ministérios e órgãos públicos estão fazendo essa adequação, de acordo com a SeGov.
Nova estrutura
A secretaria reforçou ainda que a publicação no DOU reflete a nova estrutura regimental e de composição de servidores da pasta, “com a alteração dos cargos dos servidores atendendo o Decreto 11.209, de 26 de setembro de 2022”.
“A publicação simplifica os cargos em comissão e funções de confiança no âmbito da administração pública federal com a transformação da nomenclatura dos atuais cargos em comissão do Grupo - Direção e Assessoramento Superiores (DAS) e Funções Comissionadas do Poder Executivo Federal (FCPE) em Cargos Comissionados Executivos (CCE) e Funções Comissionadas Executivas (FCE)”, destacou a nota da pasta.
“Nesse sentido, o DOU desta terça-feira trouxe a listagem com os colaboradores que tiveram os seus cargos alterados apenas na nomenclatura, preservando as suas remunerações. Entretanto, nem todos os cargos foram alterados e os servidores atuais permanecem no quadro da SeGov, não havendo necessidade de novas nomeações”, afirmou.
“Ressaltamos que essas alterações são administrativas e seguem as instruções previstas na Lei nº 14.204, de 16 de setembro de 2021, que dispõe sobre medidas de eficiência organizacional para o aprimoramento da administração pública em âmbito federal, sem o aumento de despesas à União”, completou o comunicado enviado ao Correio.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Economia Preço da gasolina nos postos volta a subir após 15 semanas
- Economia Taxistas e caminhoneiros recebem nesta terça parcela de outubro do auxílio
- Economia Piso do magistério: prefeitos apontam insegurança jurídica do reajuste
- Economia Vice-presidente de tecnologia da Caixa deixa o cargo após denúncias de assédio
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.