A produção industrial na zona do euro subiu 1,5% em agosto na comparação com o mês anterior, segundo os dados divulgados nesta quarta-feira (12/10) pela Eurostat, a agência oficial de estatísticas da União Europeia. O resultado surpreendeu vindo muito além das expectativas. Na comparação com o mesmo período do ano anterior houve crescimento de 2,5%.
A produção de bens de capital, como máquinas, cresceu 2,8% em relação a julho, em um sinal de otimismo que aponta para um novo apetite por investimentos. A Eurostat também revisou os números de produção industrial de julho, para queda anual de 2,5%, ante estimativa anterior de 2,4%.
Apesar do forte avanço em agosto, os economistas esperam que o setor industrial da zona do euro tenha dificuldades nos próximos meses em meio à crise de energia e ao enfraquecimento da demanda.
Entre as maiores economias do bloco, a produção industrial da França cresceu 2,5% no mês, a da Itália cresceu 2,3%, enquanto a produção da Alemanha caiu 0,5%. Apesar dos bons resultados, a produção industrial do Reino Unido registrou queda de 1,8% em agosto ante julho. Na comparação anual, a produção geral da indústria do Reino Unido teve queda de 5,2%, enquanto a projeção era de baixa de 2,6%.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Economia Poupança volta a render acima da inflação depois de 24 meses
- Economia Caixa lança crédito consignado do Auxílio Brasil com juros de 3,45% ao mês
- Economia BC vai mudar regras do Pix para evitar fraudes e vazamento de dados
- Economia Preços ao produtor dos EUA sobem 0,4% sugerindo que inflação deve ficar alta
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.