Considerada uma das datas mais importantes do varejo, o Dia das Crianças deve movimentar R$ 13,68 bilhões no comércio este ano. De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 73% dos consumidores brasileiros devem ir às compras para presentear as crianças. O valor estimado é maior do que o do ano passado, quando o gasto foi de R$ 10,93 bilhões.
Os consumidores pretendem comprar, em média, 2,2 presentes e gastar cerca de R$ 241,60 na compra — com aumento de R$ 42 em relação a 2021. De acordo com o levantamento, entre os entrevistados que vão comprar presentes, mais de um terço (44%) pretende gastar o mesmo valor do ano passado e 17% têm a intenção de gastar menos. Já 29% pretendem gastar um montante maior do que no Dia das Crianças de 2021.
A maioria pagará os produtos à vista, 79%, e 43% planejam pagar parcelado. As principais formas de pagamento serão: cartão de crédito parcelado (39%), Pix (35%), cartão de débito (34%) e dinheiro (34%). Entre os que irão parcelar o pagamento das compras, o número médio de parcelas será de 3,8 prestações.
Saiba Mais
Pagamento à vista
O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, José César da Costa, destaca a importância de o consumidor tentar priorizar o pagamento à vista. "Vivemos um momento delicado do país em relação ao endividamento das famílias. O pagamento integral no momento da compra pode ser importante para o orçamento, principalmente diante de um desemprego elevado e um cenário onde consumidor deve evitar compromissos financeiros de longo prazo”, afirma.
A data representa a última festa comemorativa antes do Natal e, por isso, dá ao mercado de consumo as primeiras impressões de como será o desempenho das vendas no fim do ano. “Existe sempre uma expectativa por parte do comércio em relação ao Dia das Crianças, uma vez que a data sinaliza tendências dos consumidores e preferências de compras. O setor passou por dois anos duros e agora conta com as vendas da data para compensar as perdas dos últimos tempos”, explica José César.
De acordo com os consumidores entrevistados, os presentes mais procurados são: roupas e/ou calçados (44%), bonecas/bonecos (40%), jogos de tabuleiro/educativos (28%) e avião/carrinho de brinquedo (20%). Os principais locais de compra dos presentes estão concentrados nas lojas físicas (83%), sobretudo, shopping center (43%), shopping popular (32%) e lojas de rua/bairro (29%). De acordo com os entrevistados, 47% das compras serão pela internet, sendo que dessas 69% devem ser via aplicativos, 66% em sites e 18% pelo Instagram.