Automóveis

Prefeitura de São Paulo vai reembolsar parte de imposto sobre carro elétrico

Medida prevê restituição de uma parte do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) em até R$ 3.292. Pedido deve ser feito pelo Portal 156

A prefeitura do município de São Paulo divulgou nesta segunda-feira (26/9) que irá reembolsar os contribuintes que adquirirem um carro elétrico, híbrido ou movido a hidrogênio. A medida valerá durante todo o ano de 2023 e tem por objetivo o incentivo ao uso desses veículos. O limite de valor a ser restituído será de R$ 3.292, que representa a parte do tributo que é destinada aos cofres do município.

Os valores arrecadados com o imposto serão destinados, em um quinto, para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O restante será dividido em partes iguais entre o município onde o veículo foi registrado e o governo estadual. Dessa forma, o desconto é referente a 40% do valor total arrecadado para a prefeitura.

Para realizar a solicitação da restituição, o contribuinte deve acessar o Portal 156, da Secretaria Municipal da Fazenda, e o valor poderá ser recebido em conta corrente ou utilizado para abater do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Saiba Mais

Maior intenção de compra

Uma pesquisa realizada pela Tupinambá Energia e divulgada na semana passada indica que 58% dos brasileiros com interesse em comprar um carro optariam por um veículo elétrico ou híbrido. Para o CEO da empresa, Davi Bertoncello, a opção é benéfica e sustentável, ao considerar a emissão reduzida de poluentes que, no caso do carro elétrico, é zero.

“A comparação entre o processo produtivo de uma bateria de lítio e a vida útil do carro com combustão não está nem na mesma página. Um carro elétrico, principalmente no Brasil, que tem fonte elétrica verde em grande escala, tem um impacto ambiental muito reduzido”, destaca.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Saiba Mais