PREVIDÊNCIA

Cresce adesão à previdência privada por entidades de classe

Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar defende que número de adesões pode dobrar nos próximos anos. "Vitória importante do sistema", afirma Luís Ricardo Martins, presidente da Abrapp

Modalidade de previdência complementar, o plano instituído corporativo pode atrair cerca de 3,5 mil empresas patrocinadoras em todo o país, de acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), divulgados nesta quarta-feira (14/9). Representantes das entidades defendem, ainda, que o mercado tem potencial para dobrar adesões.  

"Avaliamos que, tendo 3,4 mil empresas, se dobrarmos chegaremos no próximo ano a 7 mil, o que já considero um projeto vitorioso”, explica Devanir Silva, superintendente-geral da Abrapp. Por isso, a entidade aponta que, se apenas 10% aderirem aos planos instituídos corporativos, o sistema vai acrescentar o dobro do número de participantes atuais. 

Saiba Mais

Modalidades

O plano instituído é uma das mais recentes modalidades de previdência complementar regulamentadas do Brasil. Ele permite adesão por sindicatos, associações, federações e confederações, em parceria com grupos empresariais, criem fundos setoriais e ofereçam a seus filiados a opção do instituído corporativo.

"Trata-se do plano instituído corporativo, que permite a um grupo econômico adotar essa nova alternativa de formação de poupança previdenciária para suas empresas controladas, coligadas, interligadas, mantidas e instituídas. É uma vitória importante do sistema, que há tempos defendia a criação desse plano”, afirma Luís Ricardo Martins, presidente da Abrapp. 

Martins aponta também que há outros exemplos de iniciativas inovadoras e bem-sucedidas do sistema em favor do crescimento da previdência complementar fechada, como o Fundo Setorial Abrapp, a criação do PrevSonho e o incentivo aos planos família, que crescem de forma acelerada e, hoje, já têm mais de R$ 1 bilhão em ativos, ainda de acordo com a entidade. 

Saiba Mais