O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), fechou em queda nesta quarta-feira (21/9), seguindo o humor dos mercados norte-americanos após discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed). O índice registrou desvalorização de 0,52% e encerrou o pregão aos 111.935,86 pontos.
Em Nova York, os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq fecharam no vermelho, respectivamente, com 1,70%, 1,71% e 1,79%.
O banco central americano anunciou uma nova elevação de 0,75 ponto percentual na taxa de juros do país, para a faixa de 3% a 3,25%. O reajuste ficou em linha com a projeção do mercado. Em comunicado, o Fed sinalizou que novas altas serão necessárias para tentar puxar a inflação para a meta de 2% e que seguirá reduzindo sua participação em títulos do Tesouro.
Também influenciado pela decisão do Fed, o dólar comercial operou com bastante volatilidade e fechou com leve alta de 0,40%, cotado a R$ 5,173.
No Brasil, a segunda parte da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deve definir o novo patamar da taxa básica de juros brasileira, a Selic, atualmente em 13,75%. O anúncio ocorre após o fechamento dos mercados, por volta das 18h30.
Saiba Mais
- Economia Fazendas de energia solar já são realidade no interior do país
- Economia Enfermeiros protestam contra suspensão do piso salarial em frente ao Congresso
- Economia Fed eleva taxa de juros em 0,75 ponto percentual pela terceira vez no ano
- Economia "Estamos mudando nossa postura política propositalmente", diz presidente do Fed
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.