O Banco Central informou, nesta sexta-feira (16/9), o quarto vazamento de dados com as chaves da plataforma Pix, lançada pela autoridade monetária em fevereiro de 2020. Desta vez, o problema ocorreu com o aplicativo Abastece Aí, parceria do Posto Ipiranga com a BV Financeira.
No comunicado, o BC classificou o ocorrido como “incidente de segurança” com dados pessoais vinculados às 137.285 chaves Pix sob a guarda e a responsabilidade da Abastece Aí, “em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição de pagamento”. Entre os dados comprometidos estão o nome do usuário, o CPF, a instituição de relacionamento, a agência, o número e o tipo da conta e a data de criação da chave Pix.
Em nota, o BV afirmou que "foi informado pela sua parceira Abastece Aí a respeito da potencial exposição de dados cadastrais e não sensíveis de seus clientes. As informações recebidas são de que o evento foi solucionado, sem permitir acesso às contas ou informações financeiras dos clientes da Abastece Aí."
Saiba Mais
- Economia Internet chega a 90% dos domicílios brasileiros, mostra IBGE
- Economia Diretor do CNSaúde: "Não estamos em conflito com os enfermeiros"
- Economia Mais de 28 milhões de pessoas no Brasil não usaram a internet em 2021, diz IBGE
- Economia ANS estuda medidas para regular novo rol de procedimentos obrigatórios
“Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações e saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, informou a nota do Banco Central divulgada à imprensa.
Ainda de acordo com o comunicado do BC, as pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking da instituição de relacionamento. “Nem o BC, nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, acrescentou a nota.
Conforme os dados do Banco Central, outros três vazamentos de dados das chaves Pix ocorreram desde agosto de 2021. O mais recente ocorreu com os clientes da Logbank Soluções e Pagamentos, quando foram comprometidos os dados cadastrais de 2.112 chaves Pix.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.