Conjuntura

Governo eleva projeção do PIB de 2,0% para 2,7% em 2022

Ministério da Economia também revisou estimativa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial da inflação, que passou de 7,2% para 6,3%

Rafaela Gonçalves
postado em 15/09/2022 10:33 / atualizado em 15/09/2022 10:35
 (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Ministério da Economia revisou a estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2022. A projeção do Boletim Macrofiscal, divulgado nesta quinta-feira (15/9) pela Secretaria de Política Econômica (SPE), passou de 2,0% para 2,7%. Se confirmada, a economia brasileira terá movimentado R$ 9,7 trilhões até o fim do ano.

A mudança, de acordo com a pasta, é motivada pelo aumento do emprego, do desempenho do setor de serviços e da elevação da taxa de investimento. As novas projeções vão em linha com a fala do ministro da Economia, Paulo Guedes, que afirmou que a economia brasileira pode crescer 3% em 2022.

Inflação

O governo também revisou a estimativa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial da inflação, que passou de 7,2% para 6,3%. O anúncio é feito logo depois da redução dos combustíveis, com a queda do barril de petróleo no mercado internacional, e da diminuição de impostos federais e estaduais.

Para 2023, o relatório manteve a projeção de crescimento do PIB em 2,5% e da inflação em 4,50%.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação