Modalidade de previdência complementar, o plano instituído corporativo pode atrair cerca de 3,5 mil empresas patrocinadoras em todo o país, de acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), divulgados nesta quarta-feira (14/9). Representantes das entidades defendem, ainda, que o mercado tem potencial para dobrar adesões.
"Avaliamos que, tendo 3,4 mil empresas, se dobrarmos chegaremos no próximo ano a 7 mil, o que já considero um projeto vitorioso”, explica Devanir Silva, superintendente-geral da Abrapp. Por isso, a entidade aponta que, se apenas 10% aderirem aos planos instituídos corporativos, o sistema vai acrescentar o dobro do número de participantes atuais.
Saiba Mais
Modalidades
O plano instituído é uma das mais recentes modalidades de previdência complementar regulamentadas do Brasil. Ele permite adesão por sindicatos, associações, federações e confederações, em parceria com grupos empresariais, criem fundos setoriais e ofereçam a seus filiados a opção do instituído corporativo.
"Trata-se do plano instituído corporativo, que permite a um grupo econômico adotar essa nova alternativa de formação de poupança previdenciária para suas empresas controladas, coligadas, interligadas, mantidas e instituídas. É uma vitória importante do sistema, que há tempos defendia a criação desse plano”, afirma Luís Ricardo Martins, presidente da Abrapp.
Martins aponta também que há outros exemplos de iniciativas inovadoras e bem-sucedidas do sistema em favor do crescimento da previdência complementar fechada, como o Fundo Setorial Abrapp, a criação do PrevSonho e o incentivo aos planos família, que crescem de forma acelerada e, hoje, já têm mais de R$ 1 bilhão em ativos, ainda de acordo com a entidade.
Saiba Mais
- Economia Reajuste da tabela do SUS pode garantir recursos para piso da enfermagem
- Economia CNI pede no STF a extinção de ação que resguarda Zona Franca de Manaus
- Economia Inflação mais alta do que o esperado nos EUA deixa mercados nervosos
- Economia Postos do DF voltam a subir preço da gasolina nesta quarta-feira
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.