A data comemorativa do Dia dos Pais impactou positivamente as vendas nos shoppings. De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), as vendas nesses estabelecimentos comerciais subiram 10,9% entre os dias 8 e 14 de agosto, em comparação com o mesmo período em 2021.
No entanto, o resultado ficou abaixo do que aquele projetado pela associação, que estimava que as vendas cresceriam em torno de 16% e que o setor movimentaria R$ 4,4 bilhões durante os sete dias.
Ao todo, o comércio nos shoppings, durante a semana que antecedeu o Dia dos Pais, movimentou R$ 4,2 bilhões. O resultado indicou um crescimento de R$ 400 milhões na comparação com o ano anterior, que encerrou com movimentação de R$ 3,8 bilhões.
Saiba Mais
Aumento do ticket médio
Além do resultado positivo em relação ao ano passado, as vendas deste ano também superaram o último índice pré-pandemia, de 2019. Na comparação com os dois anos, houve crescimento de 8,8% na última data.
“São resultados animadores que mostram consumidores retornando cada vez mais aos shoppings. Os investidores e empreendedores do setor devem começar a colher cada vez mais frutos ao longo do ano, e 2022 está se mostrando ainda mais promissor que imaginávamos”, comenta o presidente da Abrasce, Glauco Humai.
O valor médio de compras para cada consumidor no Dia dos Pais manteve-se estável. Em comparação com 2019, o aumento do ticket médio foi de 10%. Enquanto no último ano do período pré-pandemia, o consumidor dos shoppings gastou, em média, R$ 172, em 2022, esse valor se elevou para R$ 193.
*Estagiário sob a supervisão de