Telecomunicações

Reclamações recebidas pela Anatel caem 22,2% no primeiro semestre de 2022

A maior redução no número de reclamações foi registrada na TV por assinatura, que notificou 65.887 reclamações. O serviço que registrou mais reclamações foi o celular pós-pago

Os serviços de telecomunicações registraram uma queda de 22,2% das reclamações no primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado. É o que mostra o relatório da Anatel que analisa a insatisfação de usuários contra prestadoras de banda larga fixa, TV por assinatura e telefonia móvel e fixa.

Nos primeiros seis meses deste ano foram contabilizadas 951,3 mil reclamações, enquanto no mesmo período de 2021 foram 1,22 milhão de queixas. O número de reclamações é o menor volume de queixas de consumidores contra prestadoras de telecomunicações para um semestre desde 2015. O volume também é 6,5% menor do que o registrado no semestre imediatamente anterior.

A maior redução no número de reclamações foi percebida na TV por assinatura, que notificou 65.887 reclamações. O serviço que registrou mais reclamações foi o celular pós-pago com 360.068 reclamações, seguido da banda larga fixa com 240.098 reclamações.

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De acordo com a Anatel, o resultado deste ano retoma a tendência de queda nas reclamações. A agência afirmou que o primeiro semestre do ano em geral têm mais reclamações.

Caso o consumidor queira registrar alguma reclamação contra as operadoras de telecomunicações deve registrar a queixa junto à empresa que presta o serviço. Caso não tenha sucesso, a reclamação pode ser feita no aplicativo ou no site Anatel Consumidor. É preciso ter cadastro no sistema gov.br para ter acesso à página.

Quantidade de reclamações registradas no período:

  • Celular pós-pago: 360.068 reclamações
  • Banda larga fixa: 240.098 reclamações
  • Celular pré-pago: 143.739 reclamações
  • Telefonia fixa: 135.271 reclamações
  • TV por assinatura: 65.887 reclamações
  • Outros: 6.250 reclamações

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro