Auditores fiscais de várias partes do país realizarão um ato público, nesta terça-feira (16/8), por volta das 12h, em frente ao prédio da Alfândega, em Santos (SP). A categoria, que está em mobilização desde dezembro de 2021, protesta para garantir recursos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 para a regulamentação da Lei 13464/17 — que prevê o pagamento de uma gratificação de produtividade aos auditores.
Além de reivindicar o cumprimento da Lei 13464/17, os auditores fiscais também pleiteiam o retorno do orçamento da Receita Federal e a realização de concurso público. O orçamento da Receita para o ano de 2022 foi cortado pela metade, e os auditores exigem que o governo reestabeleça o orçamento da instituição para o ano de 2023.
Em relação ao concurso, houve a autorização para sua realização em junho, mas ainda não há previsão da publicação do edital, tampouco da data de nomeação dos candidatos que eventualmente sejam aprovados.
Saiba Mais
De acordo com a Delegacia Sindical de Santos do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional), o ato público tem o objetivo de deixar claro ao governo que a Receita Federal ainda não voltou ao seu funcionamento normal e não voltará enquanto o órgão continuar a ser tratado de modo secundário pelo Poder Executivo.
A entidade ainda ressalta que, embora os auditores fiscais estejam abertos ao diálogo, o governo tem se recusado até mesmo a abrir um canal de negociação com a categoria.