As capitais Salvador (BA), Goiânia (GO) e Curitiba (PR) deverão iniciar as operações do 5G a partir do próximo dia 16 de agosto, de acordo com informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A quinta geração de banda larga já está funcionando em São Paulo (SP), João Pessoa (PB), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS), além de Brasília, a primeira cidade a contar com a nova tecnologia.
De acordo com o conselheiro Moisés Queiroz Moreira, que coordena o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), a a faixa do 5G está em testes desde a última terça-feira (10/8).
Saiba Mais
Rio de Janeiro
Os testes serão debatidos na reunião do grupo prevista para ocorrer nesta sexta-feira (12). A liberação definitiva para ativação da faixa também será definida no encontro de amanhã.
O grupo também deverá debater a liberação no Rio de Janeiro (RJ), que figura na lista das próximas cidades a receber o 5G, mas ainda sem data definitiva. Ainda de acordo com o conselheiro, a expectativa é de que a faixa seja liberada até final de agosto. Entretanto, Manaus e Belém poderão ter o prazo prorrogado por mais 60 dias.
"Algumas cidades estão enfrentando mais dificuldades logísticas. Se fala muito em Manaus e Belém. Na reunião de sexta-feira, quero ter essas informações já levantadas. E, se for o caso, vou pedir ao conselho da Anatel a prorrogação do prazo", afirmou Moisés Queiroz Moreira.