As inscrições para o prêmio dedicado aos profissionais públicos do Brasil foram estendidas até a próxima quarta-feira, dia 17 de agosto. Em sua quinta edição, o Prêmio Espírito Público 2022 irá oferecer prêmios de R$ 10 mil para a categoria Pessoas que Transformam e R$ 15 mil para a categoria Projetos que Transformam. O propósito é incentivar e valorizar os profissionais dedicados à qualidade dos serviços públicos no país. A cerimônia de premiação está prevista para novembro.
O prêmio já contemplou 75 pessoas e três instituições em todas as regiões do país desde a sua primeira edição. Essa é uma iniciativa da Parceria Vamos, formada pela Fundação Lemann, Instituto Humanize e a agência República.
“Há diversos estudos que mostram como a valorização é importante para que as pessoas se sintam motivadas no trabalho. É fundamental reconhecermos os servidores públicos como prestadores de serviços essenciais”, destaca Helena Wajnman, diretora executiva da agência República.
“Sem eles, não teríamos conseguido enfrentar essa pandemia da covid nem conseguiríamos avançar na luta pela redução da desigualdade. Premiar essas pessoas é a nossa forma de dizer: 'Acredite no seu poder de transformação'", completou.
Saiba Mais
Saiba Mais
Categorias
Na categoria Pessoas que Transformam pode participar qualquer profissional público que trabalha atualmente na administração pública direta ou indireta (incluindo fundações, autarquias e empresas públicas), nas esferas federal, estadual ou municipal.
Os profissionais devem ter, no mínimo, cinco anos de atuação no setor público. Esta categoria oferecerá cinco eixos setoriais: Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Saúde, Segurança Pública e Intersetorial. Este último foi criado para incluir profissionais que tenham atuado em áreas diversas e/ou multidisciplinares, como saúde e educação ou segurança pública e meio ambiente.
Já a categoria Projetos que Transformam premiará o trabalho feito nas áreas de Covid, Gestão de Pessoas e Educação. Poderão se inscrever grupos de ao menos três profissionais públicos, sendo uma pessoa representante da equipe e responsável pela inscrição.
Todos os membros também deverão ter, no mínimo, cinco anos de atuação no setor público brasileiro na última década.
Uma novidade desta edição é a menção honrosa para iniciativas que promovam a inclusão social e produtiva dos grupos historicamente sub-representados no país (mulheres, pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e população LGBTQIAP+).
O vencedor do eixo Promoção de Diversidade será selecionado por votação popular, e as candidaturas serão apresentadas a partir de indicações dos parceiros institucionais do Prêmio Espírito Público.
Premiação
A categoria Projetos que Transformam selecionará três vencedores e a categoria Pessoas que Transformam terá cinco — um vencedor para cada eixo (Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Saúde, Segurança Pública e Intersetorial).
A cerimônia de premiação está prevista para novembro e os premiados passarão ainda a compor uma rede exclusiva formada pelos ganhadores do Prêmio nas quatro edições anteriores.
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro