O analista de inovação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), William Guimarães Lima, comentou sobre o novo modo de turismo mundial durante participação no Correio Talks desta quinta-feira (4/8). Ele reforçou a necessidade da internet 5G e de novas tecnologias que atraiam pessoas para o Brasil.
Segundo o especialista, os últimos dois anos valeram por 10 anos e a sociedade mudou com os adventos da tecnológicos e por influência da pandemia. “É necessário uma tecnologia habilitadora como o 5G. A perspectiva é de que todas as capitais já tenham mudado para o 5G até setembro”, comentou. O seminário "A nova fase do comércio e do turismo: mais empregos e mais renda" é uma iniciativa do Correio em parceria com a CNC.
Segundo o especialista, a pandemia trouxe uma ruptura no comportamento das pessoas, o que explica o fenômeno chamado "Turista 4.0", o qual definiu como alguém “empoderado, autônomo, bem informado. (Ele) Tem informações sobre o local onde vai, tenta não depender de alguns agentes para se informar e é engajado em temas como sustentabilidade.”
Lima destacou a importância das diferentes possibilidades das tecnologias para atrair novos turistas. "O turismo pode acessar mais tecnologias inovadoras. Estamos trabalhando em um programa baseado em destinos inteligentes para estimular esse tipo de turismo", antecipou.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro