Cerca de 300 mil (301.505) motoristas de táxi espalhados pelo país estão aptos a receber as duas primeiras parcelas do Benefício Emergencial aos Motoristas de Táxi (BEm-Taxista). O Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) informou nesta quarta-feira (3/8) que os cadastros dos profissionais foram enviados por 3.119 municípios.
Os taxistas registrados receberão as duas primeiras parcelas do auxílio no dia 16 de agosto. O pagamento referente aos meses de julho e agosto será de R$ 2 mil. A ação faz parte da PEC Kamikase votada em junho, que aprovou a ampliação do Auxílio Brasil e do auxílio caminhoneiro.
Saiba Mais
Até amanhã, os dados fornecidos por municípios serão analisados pela empresa de tecnologia parceira do governo federal, Dataprev. O sistema de registro do governo está fechado e só voltará a aceitar novos cadastros nesta sexta-feira (5).
Os profissionais que forem cadastrados na segunda etapa e forem elegíveis ao Benefício Taxista também receberão as duas parcelas, referentes aos meses de julho e agosto, no dia 30 de agosto. O montante total será pago em 6 parcelas até dezembro.
Tem direito ao benefício todo motorista que tenha permissão, conhecida como alvará, junto à prefeitura ou ao Distrito Federal e que, entre outras exigências, tenha Carteira Nacional de Habilitação válida.
*Estagiário sob supervisão de Andreia Castro