ELEIÇÕES 2022

Durante propaganda eleitoral, Bolsonaro repete mentira de que criou o PIX

Em propaganda eleitoral, o candidato à reeleição afirma que criou o sistema de pagamento, mas, na verdade, o projeto foi iniciado em 2018 inspirado em Portugal

Correio Braziliense
postado em 31/08/2022 23:35
Ao ser perguntado sobre o PIX, em 2020, o presidente disse que não sabia do que se tratava.  -  (crédito: Reprodução/YouTube)
Ao ser perguntado sobre o PIX, em 2020, o presidente disse que não sabia do que se tratava. - (crédito: Reprodução/YouTube)

O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), afirmou em uma propaganda eleitoral que é o responsável pela criação do PIX, o que não é verdade. O sistema de pagamento instantâneo é resultado de um projeto que iniciou em 2018, durante o governo de Michel Temer (MDB), e foi inspirado em um modelo usado em Portugal desde 2015, chamado MB Way.

Como mostrou o Correio em reportagem do correspondente Vicente Nunes, um dos pioneiros no MB Way, foi o Banco BPI, hoje controlado pelo grupo espanhol CaixaBank. A partir desse modelo, que permite transações financeiras e pagamentos sem cobrança de taxa, surgiu o PIX brasileiro.

Em 2018, cinco meses antes de Bolsonaro ser eleito, o Banco Central do Brasil criou um grupo de trabalho chamado "Pagamentos Instantâneos", com objetivo de produzir as especificações do sistema que se tornaria no PIX. Entretanto, integrantes da equipe responsável pela implementação do PIX afirmam que “em conceito, a ferramenta já existia desde 2016”, ou seja, um ano depois do MB Way começar a ser usado em Portugal e três anos antes de o economista Roberto Campos Neto, indicado por Bolsonaro em 2019, assumir a presidência do Ministério da Economia.

Bolsonaro não teve qualquer participação na criação do PIX, inclusive, ao ser perguntado pela primeira vez, em 2020, sobre o sistema bancário, o presidente disse que não sabia do que se tratava. “Não tomei conhecimento, vou conversar esta semana com o Campos Neto”, afirmou na época.

O que diz Bolsonaro na propaganda eleitoral

Em vídeo veiculado durante a propaganda eleitoral obrigatória em rádio e TV e também disponível no YouTube, Jair Bolsonaro afirma que o PIX foi uma criação de seu governo.

“Nós criamos em 2020. Você se lembra, né? A dificuldade para você fazer uma transferência de recursos. Hoje você faz de casa, do teu celular. E o que é melhor, sem pagar taxas”, ressaltou o candidato à reeleição em um vídeo de 30 segundos publicado em seu canal no YouTube.

Na legenda da publicação, o presidente afirma que o “sistema instantâneo de pagamentos, lançado pelo Governo Federal, facilitou a vida de consumidores e empresários, reduziu o custo de transações bancárias e equiparou o Brasil a países desenvolvidos na área de inovações, gerando menos gastos aos brasileiros e mais agilidade em movimentações financeiras, aquecendo ainda mais o mercado”. “É o nosso governo inovando”, destacou Bolsonaro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação