O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 4,1 pontos em agosto de 2022. O índice chegou a registrar 83,6 pontos, em uma escala de zero a 200, superando o pré-pandemia pela 1ª vez. Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 2,7 pontos.
Segundo a FGV, em agosto, o resultado positivo do ICC foi influenciado pela melhora das percepções sobre a situação presente, mas principalmente das expectativas em relação aos próximos meses. O Índice de Expectativas (IE) avançou 6,0 pontos, para 92,6 pontos, maior valor desde fevereiro de 2020, período pré-pandemia.
Para Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das Sondagens, a confiança dos consumidores em agosto voltou a apresentar resultados positivos motivados pela melhora das expectativas em relação aos próximos meses.
“Existe uma visão mais favorável sobre o ambiente econômico no curto prazo, que pode estar sendo influenciado pela melhora do mercado de trabalho e desaceleração da inflação. Isso contribui para o aumento do ímpeto de compras, que ocorre de forma mais intensa para as classes de renda mais altas”, explicou. “Contudo, o cenário político ainda pode gerar turbulência nos próximos meses”, completou.
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