MERCADOS

Ibovespa registra alta de 2,13% e dólar cai a R$ 5,09 nesta terça (23)

Semana está sendo marcada pela atenção dos investidores quanto aos sinais de que o banco central norte-americano possa ser menos agressivo no aumento das taxas de juros

Rafaela Gonçalves
postado em 23/08/2022 18:42
 (crédito: Pixabay/Divulgação)
(crédito: Pixabay/Divulgação)

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), encerrou o pregão desta terça-feira (23/8) com alta expressiva de 2,13%, a 112.857 pontos. A semana está sendo marcada pela atenção dos investidores quanto aos sinais de que o banco central norte-americano possa ser menos agressivo no aumento das taxas de juros. O dólar comercial, por sua vez, registrou queda de 1,3’%, cotado a R$ 5,09.

O início da sessão foi marcado pela divulgação do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto dos Estados Unidos, que recuou de 47,7 em julho a 45,0 na preliminar de agosto, mínima registrada em 27 meses. Assim, com o relatório da S&P Global, o dado entrou mais firmemente em território de contração, abaixo de 50 pontos.

Outro dado divulgado no mercado norte-americano, foram as vendas de moradias novas. Esses indicadores vindo de forma negativa acabam validando o olhar dos investidores de que o FED possa ser menos agressivo. O que beneficia o sentimento comprador na renda variável por aqui.

“Esses indicadores da atividade econômica trouxeram aí uma indicação de que talvez o FED não pese tanto a mão na próxima alta de juros. Os investidores vêm fazendo considerações em relação a essa magnitude dos juros, então tivemos hoje também o mercado um pouquinho melhor em relação aos ativos de risco”, observou a economista chefe da Veedha Investimentos, Camila Abdelmalack.

Siderúrgicas

No cenário local, o destaque fica para as empresas siderúrgicas que tiveram um forte movimento, com destaque para VALE3 que obteve uma alta de mais de 6%, beneficiadas pela alta do minério de ferro.

“O minério de ferro se valorizou bastante na bolsa de Dalian, onde são negociadas as principais commodities do mundo. Por outro lado, o Banco do Povo da China cortou taxas de empréstimos na terça e a melhoria de perspectivas em cima de uma demanda de aço ocasionou que esse número bem aceito no nosso mercado”, explicou Fabrício Gonçalvez, CEO da Box Asset Management.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação